Desenvolvendo o seu potencial humano e recuperando o encantamento com a vida
- Jader Mendes

- 21 de jul. de 2023
- 4 min de leitura
Atualizado: 11 de set. de 2025

Todos nós queremos alcançar o nosso pleno potencial e viver uma vida significativa e feliz. Porém, a sensação de ver o tempo passar e sentir que não avançamos em áreas importantes da nossa vida, acaba nos desmotivando e perdemos nosso entusiasmo.
Por vezes é comum nos sentirmos inferiores e incapazes de superar certos obstáculos. Acreditamos que temos algum "defeito de fábrica", que alguma coisa dentro da gente parece não ter conserto.
Essa sensação se torna cada vez mais forte na medida em que vamos acumulando frustrações ao longo da vida. Podemos chegar num ponto onde ficamos sem perspectiva, perdidos e sem ter clareza sobre quais são os nossos desejos mais profundos. Isso pode se transformar numa grande fonte de tristeza, ansiedade e medo. Assim perdemos a conexão e o encantamento com a vida.
A MENTE LIVRE DA CRIANÇA (O potencial natural)
Talvez hoje tenhamos dificuldade para lembrar, mas em algum momento já fomos uma criança cheia de energia, com uma mente superaberta, uma vontade enorme de aprender e uma curiosidade em relação a tudo o que víamos. O mundo era um lugar lúdico e fascinante. Não parávamos de perguntar: ¨Por que isso? ¨ ou ¨Por que aquilo? ¨ Éramos naturalmente criativos e motivados. É justamente nessa mente de criança, livre de conceitos, onde reside o nosso pleno potencial para aprender e nos desenvolver.
MAS ENTÃO POR QUE ESSA MENTE SE FECHA?
Vivemos numa sociedade que prioriza a competição e os resultados, muitas vezes em detrimento da criatividade e da individualidade. Chegamos na escola com essa mente aberta e logo somos formatados dentro de um único modo de ver as coisas. Viramos máquinas de decorar conteúdos e pouco a pouco perdemos o interesse em aprender e a vontade natural de ¨descobrir o mundo¨.
Somado a isso, à medida que crescemos, somos inundados pelas mais variadas expectativas sociais e familiares. Logo enrijecemos e começamos a nos cobrar internamente. Colocamos imposições à nós mesmo e isso nos desconecta do prazer de viver. Mas por que nos cobramos tanto? Porque temos medo de errar.
A ORIGEM DESSE MEDO
Tememos falhar porque acreditamos que as pessoas perderiam a admiração por nós e com isso não seríamos aceitos e amados. Isso na infância é uma questão primordial, visto que somos dependentes. Não ser aceito pode significar também não ser protegido e cuidado, isso ativa nosso instinto de sobrevivência e criamos mecanismos de proteção. Mas na fase adulta, precisamos nos libertar desses mecanismos baseados na necessidade constante de aprovação e validação externa. Somos adultos agora! Precisamos assumir a responsabilidade por nós mesmos e por nossas escolhas. Isso envolve recuperar a conexão consigo mesmo e com a vontade própria.
ENCONTRANDO O CAMINHO
Possuímos desde sempre essa mente aberta e todo potencial energético e criativo que precisamos para nos desenvolver. Não é algo a ser obtido. Essas qualidades são coisas inatas à nossa natureza humana. Apenas podem estar bloqueadas pelos nossos padrões mentais e crenças limitantes, que nos aprisionam dentro de uma auto imagem negativa e roubam a nossa energia. Precisamos desconstruir essas estruturas sutis que existem dentro de nós.
DESCONSTRUÇÃO E CONSTRUÇÃO
Nesse caminho de desconstrução, os desafios são parte importante do processo, pois são nesses momentos que os nossos obstáculos mentais e emocionais vêm à tona e se revelam pra nós. Assim, temos a oportunidade preciosa de entrar em contato com eles, reconhecê-los e investigá-los, gerando a consciência necessária para superá-los. Por isso é tão importante sair da nossa zona de conforto e nos colocarmos progressivamente em direção aos desafios. Os obstáculos internos se tornam o nosso caminho de desconstrução.
Por outro lado, pra lidarmos com os desafios da vida precisamos constantemente desenvolver novas habilidades, e isso é um processo de construção. Quando vemos alguém fazendo algo com muita habilidade e maestria, podemos ter a tendência de acreditar que tal pessoa faz isso por uma questão de simplesmente ter nascido com talento. Mas isso não é verdade!
APRENDIZADO E DESENVOLVIMENTO
Precisamos entender que por mais que algumas pessoas tenham talento natural pra certas atividades, ninguém está isento do processo de aprendizado e desenvolvimento. Se somos dominados por nossos autojulgamentos e sentimentos de inferioridade, tendemos a nos sabotar nesse processo. Tão logo os obstáculos surgem, nós desistimos de perseverar para não termos que lidar com o medo de falhar. No entanto, sem falha não há avanço.
Desenvolvimento envolve estudo, prática, dedicação e acima de tudo tentativa e erro. Errar é parte essencial de todo processo de crescimento.
Desconstruindo nossos padrões condicionados, recuperamos a abertura da mente, fundamental para ouvir e aprender com as outras pessoas. Assim, podemos entender melhor as etapas e o tempo necessário nesse caminho de construção.
REENCANTAMENTO E POTENCIAL
Estar consciente dessa jornada e se dedicar ao processo, torna a vida mais estimulante e prazerosa. Nós perdemos o encantamento quando estamos fazendo as coisas de maneira mecânica, no modo “automático” e apenas por obrigação. Quando mudamos o nosso jeito de ver as coisas, toda a nossa realidade se transforma. É pelo olhar que o brilho e o encantamento ressurgem. Tal qual a uma criança com uma mente de principiante, podemos voltar a sentir o frescor da vida e nos abrir ao exercício constante do aprender.
Acessar o seu potencial é simplesmente ser você mesmo! Libertar-se dos condicionamentos e ideias do que você “deveria ser" e se expressar plenamente de maneira autêntica, sem artificialidades ou máscaras. Nesse lugar genuíno dentro de você reside o seu potencial criativo e luminoso. Quando expressamos a verdade do nosso ser, a vida deixa de ser um fardo e se transforma em um campo de experimentação e aprendizado diário.
A TERAPIA PODE TE AJUDAR NESSE PROCESSO
A terapia é um caminho seguro para te ajudar a se libertar das auto cobranças e expectativas sociais internalizadas, e a se reconectar com quem você é de verdade. Redescobrindo aquilo que brota de maneira genuína do seu interior, é possível fazer escolhas mais conscientes que vão ao encontro da uma vida mais harmoniosa e feliz.

